O Culto Cristão como memória do sofrimento: considerações acerca da im-possibilidade da memória do sofrimento em Adorno e a memória litúrgica Judaico-Cristã
Resumo
Este artigo propõe um diálogo entre elementos da filosofia de Adorno sobre a memória do sofrimento e a memória judaico-cristã como elemento constitutivo do culto cristão. Este diálogo em torno às memórias do sofrimento e da esperança se articula tendo como pano de fundo aspectos da indústria cultural, como chave hermenêutica da cultura contemporânea, uma cultura de solapamento de qualquer possibilidade de memória e cooptação da própria religião em seu potencial de contraposição. A filosofia de Adorno, tanto em torno da indústria cultura e sua mesmice, quanto em torno à impossibilidade da memória do sofrimento pode nos lançar uma luz para repensar a memória subversiva e perigosa presente no culto cristão.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF (Português)ISSN 2238-8516
Tear Online de http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/tear é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.

Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400