A criança, a Bíblia e a história

Remí Klein

Resumo


O tema deste texto é a narração de histórias bíblicas na perspectiva da criança, com enfoque especial em fundamentos e modelos narrativos, em busca de critérios e paradigmas para a prática narrativa de histórias bíblicas com crianças. Apresenta-se a narrativa como um gênero literário importante na Bíblia e a narração de histórias bíblicas, em especial com crianças, como uma atividade fundamental no processo de ensino-aprendizagem na fé, em famílias, escolas, comunidades e outros contextos de Educação Cristã. Descreve-se a atividade narrativa, outrossim, como um processo interdisciplinar com múltiplas dimensões que se interrelacionam profundamente, fornecendo dados e conceitos que ajudem a identificar os elementos constitutivos do processo narrativo. A partir de pesquisa bibliográfica, aponta-se a narração de histórias bíblicas como um princípio pedagógico, teológico e metodológico por excelência na Educação Cristã com crianças. Apresenta-se uma abordagem bíblico-teológica, enfocando a concepção de educação na fé que perpassa o Antigo e o Novo Testamentos, com destaque ao papel da narração de histórias neste processo educativo. A partir da relação entre criança, Bíblia e Teologia, indica-se possibilidades, desafios e implicações para a releitura bíblica e a narração de histórias bíblicas na perspectiva da criança.

Palavras-chave


Criança; Narração de histórias; história; Bíblia

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v25i0.159

Direitos autorais

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 1678-6408


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400