A Demonologia no Ambiente do Novo Testamento: Uma Análise Ideológico-Conceptual da Palavra daimōn no Corpus Hermeticum

David Pessoa de Lira

Resumo


Quando se fala das ideias e dos conceitos de uma palavra, refere-se a um conjunto de tradições que servem como pressupostos para a formação de tais ideias e conceitos. O Mundo do Novo Testamento era formado de variadas tradições que fundamentavam ideias e motivos filosóficos e teológicos. Para entender o Mundo do Novo Testamento é necessário entender as semelhanças e as diferenças entre elas e se existem correlações entre essas variadas tradições. O presente texto objetiva analisar as ideias e os conceitos concernentes ao uso da palavra daimōn no ambiente religioso do Mundo Greco-Romano, de modo que seu sentido seja aclarado sem as acepções dadas aos daimones pelo cristianismo e judaísmo. O procedimento de análise leva em consideração o cotejamento ou a comparação de tradições religiosas do mesmo contexto e o desenvolvimento do sentido que a palavra daimōn assumiu no decorrer da história religiosa. Partindo desse pressuposto, faz-se importante proceder a uma análise da demonologia presente no Corpus Hermeticum, de maneira que se possa entender a ideia a respeito do  daimōn no ambiente religioso do Mundo Helenístico Romano. Deve-se salientar que a palavra daimōn empregada no Corpus Hermeticum retoma seu sentido primevo relacionado ao conceito de gênio ou espírito do bem e do mal, de guardião do destino estabelecido pelos deuses regentes ou de uma energia divina. Em um primeiro momento, é preciso averiguar o significado originário da palavra daimōn. Em uma segunda etapa, é necessário identificar algumas acepções e mudanças de significados dessa palavra no contexto judaico do período helenístico. E, por último, apresentar a demonologia do Corpus Hermeticum.

Palavras-chave


do Novo Testamento; Hermetismo; Corpus Hermeticum; Daimōn; Demonologia

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v25i0.147

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