Educação Escolar Quilombola e Lei 10639/03: cartografias territoriais e curriculares
Resumo
O objetivo deste artigo é, a partir de algumas comunidades quilombolas da região sul do país - Canguçu e Piratini (RS) -, analisar a forma como as mesmas se constituem territórios privilegiados para a produção de "conteúdos" que impliquem na tradução do que seja a cultura e história africana e afro-brasileira, bem como, para uma educação das relações étnico-raciais. A lei 10639/03 e a Educação Escolar Quilombola como nova modalidade de ensino do sistema educacional brasileiro, potencializam ações e reflexões que tendem a consolidar inovadas cartografias neste território chamado currículo que tem sido permanentemente disputado pela população negra e quilombola de modo que a escolarização seja um mecanismo por onde surja possibilidades de conquistas no âmbito das dignidades materiais e, também, no âmbito das relações interpessoais.
Palavras-chave
Currículo; Educação; Quilombos; Territórios
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PDF (Português)ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)
ISSN 2178-437X (eletrônico)
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